sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Parada: Cliffs of Moher!

Os últimos dias tem sido muito felizes e especiais! Estou de férias do trabalho e minha mãe e minha irmã vieram passar uns dias comigo. Muita alegria junta! Tivemos 5 dias juntos em Dublin e separamos um deles para conhecer Cliffs of Moher e Galway. Eu e o Rafa já tínhamos feito esse passeio de ônibus pela Paddywagon pagando €50,00 por pessoa. Eu pessoalmente não gosto muito de fazer passeios turísticos em excursão por conta dos horários limitados para conhecer cada lugar, por essa razão alugamos um carro dessa vez e assim tivemos liberdade para gastar nosso tempo como queríamos durante o percurso. A diária do aluguel do carro custou €80,00 pela Hertz então financeiramente essa escolha também compensou. Fomos primeiro em direção ao Cliffs of Moher! De Dublin até lá foram aproximadamente 3 horas.
Os Cliffs of Moher ficam no condado de Clare, beirando o oceano Atlântico,  são penhascos gigantescos de onde se tem uma vista absolutamente privilegiada, é uma das principais atrações turísticas da Irlanda e entrou para a lista dos finalistas na lista das Sete Maravilhas do mundo.  Na extensão dos penhascos è possível ver as marcas feitas pela água com o passar dos anos, as marcas mais antigas tem mais de 300 milhões de anos. A estrada até lá é muito boa e bem sinalizada. Após 1 hora de estrada passamos por um pedágio de € 1,90 para veículo simples. Paramos no caminho num vilarejo chamado Moneygall para comer e ir ao banheiro no complexo Barack Obama Plaza. Sim, isso mesmo! Barack Obama Plaza num vilarejo na Irlanda. Tinha um americano no carro com a gente que chocado disse que nem nos EUA já tinha visto algo parecido.

O lugar tem souvenirs com o rosto do Obama estampado e fotos dele por todos os cantos,parece um centro de adoração ao Presidente. Mas que maluquice é essa? Bom, a história diz que Falmouth Kearney, tatataravô materno de Obama, nasceu em Moneygall e saiu de lá para morar em Nova York aos 19 anos. Por conta dessa ligação, em 2011 Obama e a primeira dama Michele Obama, visitaram Moneygall como parte da visita a Irlanda. Eles foram recepcionados na cidade por mais de 5 mil pessoas e Obama chegou a entrar na casa que Kearney viveu. Depois disso foi construído o Barack Obama Plaza em homenagem ao Presidente.
De volta a estrada, nos aproximando mais do nosso destino vimos muitas placas indicando aulas de surf no Cliffs e aluguel de pranchas. Uma das maiores ondas do mundo podem ser encontradas no Cliffs oh Moher. Ainda que seja considerado perigoso, existem pessoas que surfam nas praias aos arredores dos Cliffs.
 Três horas de estrada depois, finalmente chegamos! É bom escolher um dia com tempo bom para fazer esse passeio, porque se o tempo não colabora a vista fica completamente coberta lá de cima! Logo na chegada encontramos dois estacionamentos, um para ônibus e outro para carros onde cobram entrada de €6,00 por adulto. Achei estranha essa cobrança quando chegamos mas depois entendi que por conta do complexo construído em volta do local para receber visitantes, é cobrada essa taxa para manutenção. Foram construídas escadarias para que se chegue ao topo e ainda lá embaixo tem algumas lojinhas de artesanatos e souvenirs, algumas lanchonetes, banheiro e um pequeno museu com informações, fotos e história do local.

A visita foi ótima, a vista estava incrível graças ao tempo que colaborou mas bem lá no topo tinha uma quantidade de moscas absurda. Foi chato ao ponto de se evitar falar para não entrar mosca na boca. Não sei dizer se é sempre assim. Enquanto minha irmã gritava e dançava para tirar as moscas de dentro das roupas dela, passa uma mulher e diz:
   - Essa quantidade de moscas só aparece uma vez ao ano!
Então não sei se fomos super presenteadas mas numa próxima eu usaria e aconselho quem for a levar um repelente para tentar dar uma amenizada! Inconvenientes a parte, a vista é maravilhosa e para quem curte lindas paisagens é uma parada obrigatória. No próximo post vou falar sobre a continuação da viagem até Galway!