domingo, 29 de maio de 2016

65 dias de Irlanda!


Antes de mais nada: A idéia não era  postar aqui no blog uma vez a cada dois meses! A verdade é que aquela avalanche de informações e situações novas que veio junto com a mudança passou por cima de mim e ontem quando me dei conta, já estava vivendo meu sexagésimo quarto dia de Irlanda. Antes de chegar aqui, ainda no Brasil, eu e o Rafa fizemos muitas pesquisas, traçamos um plano para virmos o mais preparados possível em questões financeiras e até emocionais. O que eu posso dizer agora com experiência de caso é que ter planejamento e o máximo de informações possíveis ajudou muito sim mas nem o melhor plano do mundo te livra de algumas surpresas. Chegamos em Dublin no dia 24 de março,estava muito frio, mais do que eu pensei que estaria. Achei a cidade linda logo de cara, aquele charme que só a Europa tem,as pessoas se mostraram receptivas e cordiais mas acredito que qualquer mudança brusca cause estranhamento. Estranhei a comida e o sotaque irlandês principalmente. Que sotaque carregado.
 Nós tinhamos alugado um quarto para ficar por 30 dias pelo Airbnb e durante esse tempo iriamos pesquisar casas para morar. Acabamos ficando nesse quarto por 20 dias até encontrarmos um lugar para morar somente nós dois. Bom, encontrar um lugar para morar em Dublin é como procurar uma agulha no palheiro. A procura é imensa e consequentemente os preços são exorbitantes e assustadores. Até para agendar uma visita num imóvel é complicado,é difícil conseguir um lugar na fila para ir ao menos visitar. Normalmente os landlords (proprietários das casas) exigem que você tenha referencias de landlords anteriores sobre seu perfil como inquilino, entre outras burocracias. 
Praticamente todos os landlords exigem que a mudança para a nova casa seja imediata, não existe muito tempo para analisar ou pensar se você vai querer alugar ou não, enquanto você pensa, outro já fechou negócio e alugou o local que você tinha como opção. Depois de muita procura e uma pitadinha de desespero, conseguimos encontrar nosso cantinho e o primeiro desafio foi cumprido! Encontramos nosso studio através de um anuncio no Facebook em uma comunidade para brasileiros na Irlanda. Essas comunidades ajudam bastante porque tem sempre pessoas procurando e oferecendo casas, apartamentos e quartos. Procuramos bastante no Daft e no MyHome também, esses sites são bastante utilizados aqui na Irlanda e são bem eficientes.
 Quanto mais perto do centro se mora, mais caro fica. Eu e o Rafa moramos há menos de 10 minutos andando do centro de Dublin. No nosso caso, pagamos caro pela localização mas economizamos bastante com transporte porque fazemos praticamente tudo a pé. Dublin é uma cidade incrível para se andar a pé! A cidade é pequena e tudo é muito perto. Para nós então que viemos de uma cidade como São Paulo,o que é longe para um irlandês é logo ali na nossa concepção.  Nós moramos em um studio bem pequeno mas muito arrumadinho. A vista que temos do nosso quarto é maravilhosa e compensa o inconveniente de morar em lugar pequeno. 
Estamos perto de tudo: mercado,farmácia,lojas de conveniência,pontos de ônibus. Tudo isso faz a vida ficar mais cômoda.  Falando em locomoção, definitivamente em Dublin não é necessário ter um carro. Você pode optar por ter um carro porque gosta ou porque quer mais conforto mas se movimentar pela cidade sem um carro é muito tranquilo. O transporte funciona, é pontual, limpo e raramente fica muito cheio. A cada dia que passa nos adaptamos mais a nossa nova rotina e a nossa nova casa. Meu segundo grande desafio foi arrumar um trabalho para pagar as contas e o tal aluguel exorbitante. E essa história vai ficar para o próximo post que virá muito em breve!

Nenhum comentário: